Com o intuito de estimular e preservar a prática da análise de tecido vegetal foi criado no ano de 1982, por iniciativa do Prof. Dr. Quirino A. de Camargo Carmello (ESALQ/USP) e do Dr. Ondino C. Bataglia (IAC), o Programa Interlaboratorial de Análise de Tecido Vegetal (PIATV). Inicialmente com 15 laboratórios, o Programa sempre teve o objetivo de possibilitar aos seus participantes um diferencial no mercado, mas principalmente, uma maneira de possíveis erros serem corrigidos, garantindo uma análise de tecido vegetal correta e confiável a seus clientes.

Sob a coordenação do Prof. Dr. Godofredo Cesar Vitti desde o ano de 1988, o PIATV atingiu amplitude internacional no Biênio 2000/2001, quando o Laboratório de Suelos, Plantas y Água – INIA situado no Uruguai, passou a fazer parte do Programa. Atualmente (Biênio 2019/2020), conta-se com participação efetiva de 158 laboratórios, sendo 2 do Paraguai, 2 do Uruguai e 1 da Angola.

Pelo fato de existir apenas mais um Programa de qualidade similar ao PIATV no mundo, sendo esse localizado na Holanda, existem ainda muitos estudos e melhorias a serem realizados. Dessa forma, nosso programa recebe ajustes constantemente, a fim de aprimorar sua estrutura e gerenciamento. É dessa forma que o PIATV vêm conferindo aos participantes a possibilidade de manter a qualidade de suas análises e melhorar suas metodologias e o trabalho de seus analistas.”

Estamos sempre aprimorando nosso sistema, mantendo a qualidade de suas análises, melhorando suas metodologias e o trabalho de seus analistas.

Prof. Dr. Godofredo Cesar Vitti

Professor Sênior
Departamento de Ciência do Solo

Sophia Regina Quaglio

Supervidora do PIATV
Departamento de Ciência do Solo